Vamos dar início à montagem do nosso sensor de luz.

A protoboard funciona como um tabuleiro de pecinhas de encaixar, mas feito para criar circuitos elétricos sem precisar de cola ou solda. Por baixo dos furinhos que você vê, existem trilhas de metal escondidas que funcionam como "pontes", conectando os componentes que você espeta ali. É como se os buraquinhos estivessem "dando as mãos" por baixo da placa para deixar a eletricidade passar de um fio para o outro.

Passo 1: Comece inserindo o transistor conforme a imagem ao lado. Ele irá funcionar como uma chave, abrindo ou fechando a passagem de energia para ligar o LED, conforme a quantidade de luz que chega ao sensor LDR.
O mais importante aqui é você observar o lado correto (a parte reta está para frente) e a posição exata de cada uma das pernas.

.jpeg)
Passo 2: Acrescente a lâmpada de LED. Perceba que o LED tem uma perma maior e outra menor. A perna maior é a positiva. Ela deverá ficar do lado esquerdo, e o lado menor (negativo) deve ser inserido na mesma fileira da primeira perna do transistor.


Passo 3: Hora de acrescentar o sensor de LUZ (LDR). Ele deverá ser colocado na mesma fileira da perna do transistor, ou seja, ele vai estar ligado entre a perna central e a perna da direita do transistor.


Passo 4: Agora vamos ligar os 2 resistores. O primeiro nas cores marrom, preto e vermelho deverá ser ligado na fileira mais à esquerda do protoboard, até a primeira perna do LED. O segundo deverá ser ligado da primeira fileira do protoboad até a primeira perna do LDR.


Passo 5: Agora ligue a bateria de 9V conforme mostrado. Por último, utilize um dos fios que você recebeu para ligar o lado negativo da bateria até a segunda perna do LDR, mais à direita do componente.

Parabéns! Você montou o seu primeiro sensor de luz.
O funcionamento é assim: quando o ambiente fica escuro, o LED irá ligar, e quando estiver claro, ele irá desligar.
Resumindo: ele só vai ligar quando faltar iluminação no ambiente.
Algo semelhante acontece com os postes de iluminação das ruas. Perceba que eles ligam "sozinhos" à noite, pois o sensor de LDR percebe que o dia está começando a escurecer.
Quando chega a parte da manhã, então a lâmpada automaticamente se apaga, evitando assim o desperdício de energia.
