sala de aula

sétimo ano

Neste ambiente temos as aulas que você pode fazer em casa ou na escola.

As aulas estão disponíveis durante o ano. Siga a orientação do seu professor para executar cada uma das aulas.

Neste ano nos iremos aprender a desenhar em 3D tanto em uma folha de papel, quanto no computador. Em seguida iremos imprimir o que criamos em uma impressora 3D

MÓDULO1: design em 3d (híbrido)

Olá a todos!

Neste módulo você irá criar diversas projetos em uma visão 3D. Este início será importante para quando voê for para o computador projetar o que vai imprimir na impressora 3D

  1. O professor irá lhe apresentar o conteúdo de cada aula

  2. Faça os exercícios conforme o sugerido

  3. Os projetos deverão ser feitos na apostila

  4. Para essas aulas você vai precisar de um esquadro, compasso, lápis e borracha.

  5. Seu professor irá lhe orientar antes do início das aulas

  6. Você deverá acompanhar as aulas com a apostila.

Lição 1. Criando uma estrela com o esquadro

Seu professor irá lhe orientar sobre como desenhar uma estrela utilizando o esquadro. Utilize o espaço apostila (lição1) para realizar essa atividade.

lição 2. dimensões em desenhos 3d

Vamos aprender sobre dimensionamento. Utilize o espaço do livro na lição 2 para projetar um dado, conforme abaixo.

lição 3. entendendo um poliedro

Agora vamos entender sobre Poliedros.

Faça o exercício da lição 3 no seu livro.

lição 4. conhecendo um compasso

No desenho técnico, o compasso é uma ferramenta de desenho muito útil de se ter por perto. Ele pode ser usado, por exemplo, para fazer círculos perfeitos,  fazer segmentos de reta iguais e também para achar o ponto médio de uma reta.

Seu professor irá lhe orientar sobre a melhor forma de utilizar um compasso.

lição 5. sólidos geométricos vazados

Os sólidos geométricos que apresentam partes ocas são chamados vazados. As partes extraídas destes sólidos, resultando na parte oca, em geral também correspondem aos sólidos geométricos que você já conhece.

Seu professor irá lhe orientar sobre como projetar alguns outros sólidos. Faça essa atividade no papel quadriculado de sua apostila

lição 6. prisma retangular

Encontramos muitos objetos tridimensionais diferentes todos os dias, em sua maioria prismas, sendo que eles estão presentes em objetos bastante comuns.

Faça todos os exercícios da lição 6 e apresente para seu professor

lição 7. prisma retangular com rebaixo

Nos processos industriais o prisma retangular é o ponto de partida para a obtenção de um grande número de objetos e peças.

Observe as figuras abaixo. Trata-se de um prisma retangular com partes rebaixadas ou extraídas que dão origem à peças importantes usadas na indústria de eletrodomésticos, automobilísticas e por aí vai. Veja como foram obtidas os peças.

Faça todos os exercícios da lição 7 e apresente para seu professor

lição 8. elementos obliquos

Um elemento oblíquo originário de um prisma tem linhas que não são paralelas aos eixos da perspectiva. Veja alguns exemplos abaixo.

Esta aula vai exigir um pouco mais de sua habilidade com o desenho técnico. Qualquer dúvida o professor pode lhe orientar na hora de fazer os exercícios desta lição.

lição 9. modelos com elementos diversos

Algumas peças apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo:

lição 10. perspectiva do cilindro

Como visto nas lições anteriores, o traçado da perspectiva do cilindro também será desenvolvido passo a passo. Para tanto, partimos da perspectiva de um prisma de base quadrada, chamado prisma auxiliar.

lição 11. elementos circulares e arredondados

Alguns modelos prismáticos com elementos circulares e arredondados também podem ser considerados como derivados do prisma. Veja alguns exemplos

lição 12. perspectiva com elementos diversos

Na prática, você encontrará peças e objetos que reúnem elementos diversos em um mesmo modelo. Veja alguns exemplos.

lição 13. avaliando sua aprendizagem

Agora chegou a hora de avaliar tudo que você aprender. Com o apoio do seu professor, construa os elementos solicitados na apostila.

MÓDULO2: projeto e impressão 3d

Agora que você ja se familiarizou com o desenho em 3D, chegou a hora de montarmos nossa equipe e realizarmos os desenho em 3D no SketchUp.

Primeiramene vamos ter algumas aulas para conhecermos melhor o Sketchup. Assista o vídeo abaixo, faça os exercícios no Sketchup.

Dinâmica das aulas:

 

  1. Monte sua equipe de trabalho com 4 integrantes

  2. O professor irá introduzir a temática

  3. Monte duplas em cada equipe

  4. Cada dupla será responsável por um desenho de projeto

  5. A equipe em conjunto resolve qual o melhor projeto

  6. O projeto escolhido será impressoApós a impressão a equipe se reúne para finalizar o projeto

  7. Uma aula será reservada para avaliação dos resultados

conhecendo o Sketchup

Exercicios com sketchup

Lição 1 - efeito estufa

Lição 3 - transformação do espaço urbano

Cidades no futuro serão totalmente inteligentes. Com os conhecimentos do seu livro didático, sua equipe deverá projetar uma cidade inteligente.

Lição 4 - Energia solar para iluminação pública

Agora vamos projetar um sistema de iluminação pública que utiliza a energia do sol.

Agora que você ja se familiarizou com o desenho em 3D, chegou a hora de montarmos nossa equipe e realizarmos os desenho em 3D no SketchUp.

Primeiramene vamos ter algumas aulas para conhecermos melhor o Sketchup. Assista o vídeo abaixo, faça os exercícios no Sketchup.

Dinâmica das aulas:

 

  1. Monte sua equipe de trabalho com 4 integrantes

  2. O professor irá introduzir a temática

  3. Monte duplas em cada equipe

  4. Cada dupla será responsável por um desenho de projeto

  5. A equipe em conjunto resolve qual o melhor projeto

  6. O projeto escolhido será impressoApós a impressão a equipe se reúne para finalizar o projeto

  7. Uma aula será reservada para avaliação dos resultados

conhecendo o Sketchup

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Aula 1. Criando uma conta

Aula 2. Ferramentas de desenho

Aula 3. Ferramentas de medidas

Aula 4. Exportando para imprimir 3D

Aula 5. Imprimindo na impressora 3D

Exercicios com sketchup

Crie os seguintes elementos utilizando o sketchup.

Lição 1 - efeito estufa

Utilize seu material didático e conheça um pouco mais sobre o efeito estufa.

Lição 2 - simulando o efeito estufa

O projeto do efeito estufa deverá ficar como mostrado abaixo. Siga as orientações do seu professor e também do seu material didático.

Lição 3 - transformação do espaço urbano

Cidades no futuro serão totalmente inteligentes. Com os conhecimentos do seu livro didático, sua equipe deverá projetar uma cidade inteligente.

Lição 4 - Energia solar para iluminação pública

Agora vamos projetar um sistema de iluminação pública que utiliza a energia do sol.

Lição 5 - temperatura e calor

Temperatura e calor são coisas diferentes, apesar de estarem quase sempre relacionados a uma mesma sensação. Várias vezes dizemos que a temperatura está alta, tendo o mesmo sentido quando dizemos o calor está alto. Porém, vamos conhecer melhor um pouco sobre esses dois temos.

Sua equipe deverá projetar um termómetro em 3D e apresentar para os demais alunos da turma.

Lição 6 - um alarme contra altas temperaturas

Agora vamos projetar e imprimir um termómetro contra altas temperaturas.

Lição 7 - máquinas simples

As máquinas simples são artefatos criados pelo homem, que apesar de serem simples, trouxeram uma grande evolução para a sociedade, resolvendo grandes problemas, muitos deles, impossível de serem resolvidos sem algum tipo de máquina.

Junto com sua equipe vocês deverão projetar uma catapulta. Utilize o espaço na apostila para essa atividade.

Lição 8 - simulando uma catapulta

Vamos projetar e imprimir a catapulta abaixo.

Lição 9 - polias e suas aplicações

Dentre as várias invenções do homem, uma delas chama a atenção por ser muito útil em vários equipamentos do nosso dia a dia, essa invenção se chama polias.

Nesta lição você e sua equipe deverá projetar um elevador. Utilize o espaço da apostila para essa atividade.

Lição 10 - criando um mecanismo com polias

Lição 11 - cidades inteligentes

Nas cidades inteligentes, o cidadão e os serviços essenciais estão conectados, utilizam energia limpa, reaproveitam a água, tratam o lixo, compartilham produtos, serviços e espaços, se deslocam com facilidade e usufruem de serviços públicos de qualidade. Além disso, a cidade inteligente cria laços culturais que une seus habitantes, propicia desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida.

Nesta lição você e sua equipe deverá projetar uma cidade inteligente. Utilize o espaço da apostila para essa atividade.

Lição 12 - criando um detector de enchentes

Nas grandes cidades as enchentes causam um grande transtorno para a população. Vamos ver como podemos resolver esse problema.

Lição 13 - ondas de luz

Todas as imagens que conseguimos ver no nosso ambiente é, na verdade, apenas uma parte pequena de todos os tipos de ondas de luz que existem na natureza. O intervalo do espectro eletromagnético que pode ser visto pelo olho humano é conhecido como luz visível, cujo comprimento de onda estende-se entre 400 nm e 700 nm.

Lição 15 - o trânsito nas cidades inteligentes

A preocupação em termos de mobilidade urbana é mundial. Nesse processo, a integração de sistemas é essencial. Uma cidade inteligente precisa de interligação. Em termos de trânsito, por exemplo, deve haver uma sincronização dos semáforos, câmeras inteligentes que identificam os eventos que ocorrem, em caso de acidente e emitam os alertas necessários para a polícia, órgãos fiscalizadores e de saúde, se for necessário atendimento à vítima.

Utilize o espaço do material didático para projetar uma ciclovia inteligente conforme as orientações do professor.

Lição 16 - semáforo para deficientes visuais

Lição 17 - gestão dos lixos nas cidades

Quem não tem em casa guardado há anos um celular antigo que não funciona mais, uma sacola de medicamentos vencidos ou uma pilha de roupas em bom estado mas que não saem do cabide? Pois se nas últimas décadas ficou mais fácil consumir, ficou também mais difícil saber o que fazer com os resíduos que são gerados neste processo.

Você juntamente com sua equipe deverão projetar em 3D uma lixeira eficiente para ser colocada junto da sala de aula.

Lição 18 - lixeira automática

Utilizando o sensor de distância, vamos criar uma lixeira que avisa quando está cheia.

Lição 19 - propagação do calor

O conceito de propagação de calor se refere o fenômeno de transferência de energia. A transferência possui o objetivo de proporcionar um equilíbrio térmico entre os corpos, mantendo a mesma temperatura.

Lição 20 - criando um ventilador